Mais vale um livro aberto que uma televisão ligada.



A televisão está deixando-nos cada vez mais alienados. Ela tem invadido e dominado nossos lares com sua programação que, em geral, nada de proveitoso nos diz. Nossa mente é domada e, junto a ela, deixa-se domar também nosso corpo, ambos se entregam às "maravilhas" que são exibidas em nosso televisor.

O que dizer a nossos jovens que "colam" os olhos na televisão? Como convencê-los a desligar o aparelho responsável por exibir um mundo maravilhoso que não passa, na verdade, de uma mera ilusão que jamais poderemos presenciar? De nada adianta pedir, aclamar, implorar para que eles desliguem a "caixa das maravilhas", eles não desligam e, ainda pior, sequer darão ouvidos ao que foi dito, afinal, estão "vidrados" na programação. Então, como fazê-los pressionar o botão "OFF" do aparelho? Talvez, retomando a ideia da MTV (music in television) de veicular mensagens estimulando o jovem a desligar a TV e ir ler um livro, possamos realizar essa "façanha".

Outro factor preocupante que presenciamos hoje: Nossa população torna-se cada dia mais sedentária. Isso referindo-se à população em geral - criança, jovens, adultos e idosos. A grande massa populacional que entrega-se ao mundo fantástico que nos é exibido, está se alimentando mal (afinal, o MC DONALD´S também faz propaganda na TV) e não se exercita de forma alguma, a não ser quando levantam-se do sofá para mudar de canal (graças ao advento do controle remoto, nem mais esse esforço precisam fazer hoje).

Mas, a TV é então a maior responsável por nossa alienação? Com certeza. A TV é um meio de comunicação em massa capaz de transmitir a mesma asneira de forma rápida e eficaz a milhões de pessoas ao mesmo tempo. As informações veiculadas "entram" em nossa cabeça e "zás", num piscar de olhos somos tomados pelas mais diversas notícias imagináveis. Justamente por isso a televisão é o meio preferido de nossos "manipuladores", afinal, transmitir mexericos em revistas, mesmo que acessíveis à população, não traria o mesmo resultado, afinal, o povo português não lê.

Fica então a dica: Mais vale um livro aberto que uma televisão ligada, temos muito mais a ganhar com isso.

Desliguem a TELEVISÃO…

2 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. quinta-feira, 27 novembro, 2008  

Não só o que pensar, mas também o que comentar.
Tenho um neto de 5 anos! David!Sua mãe é muito presente e conversa muito com ele. TV é bem equilibrada, e nem tudo ele vê não. Karl Marx dizia que religião era o "ópio do povo",e eu digo qu ainda é, pois muitas delas vai direto na alma. Ora, somos um espírito, temos uma alma e estamos num corpo. O espírito é recriado quando desperta para a Vida e Verdade, para o Cristão. A alma se alimenta de enganos da religião que não atinge o espírito. A Tv, atinge a alma ... é a alma da criança, que fica enlaçada. Temos várias literaturas sobre isso... mas a "NOva ORdem MUndial" não gostaria que esta literatura abrisse os olhos do povo... hehhe
Quanto ao meu netinho, um dia perguntei: David, Vovó vai a Campos, o que vc quer que eu traga para vc. Ele falou na mesma hora: "Nada, vó zanza, ja tenho tudo". Eu insisti: Tudo bem, mas fala uma coisa... aí ele disse: Hummmmm então traz um "danone"...
kkkkk MORRI DE RIR.
Bem, de campos, liguei para ele e afirmei:"David vó zanza quer levar algo para vc".
Então me sugeriu: Traz uma fantasia.( Ora, ele sabe que detesto essas fantasias de super heróis...). Pergunto: Qual?
E ele...: "Traz uma de anjinho...."
Bom, pelo menos, essa não laça a alma... tá mais ligada ao espírito...( se for um anjo bom, né?) hehehe.
Somos um espírito. Temos uma alma e moramos num corpo.

Anônimo sexta-feira, 28 novembro, 2008  

Perfeito concordo plenamente a TV principalmente a brasileira so tem prejudicado nossas crianças e também nossos jovens e adultos inclusive que estão relativisando tudo em nome de uma tal liberdade de expressão que muitas das vezes e imoral e anti-familiar e até anti-social.
valeu precisamos nos ligar mas não nessa DROGA chamada TV.

Pensamento da Semana

"A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para a frente..." (Soren Kierkegaard)